22/fev2019
Este conceito refere-se a interação de empresas com seus consumidores ou com outras empresas, (B2C) ou (B2B).
É a realidade atual onde os clientes estão com a conexão na palma da mão, pesquisando características dos produtos no mobile e comprando na loja, ou conferindo o produto na loja e comprando online.
Esse comportamento também está presente na relação do consumidor com as empresas, que confortavelmente navegam entre os canais de contato, escolhendo a cada necessidade de relacionamento com a empresa, o que for mais conveniente.
Omni channel – Omni consumer – Omni customer, traz também algumas mudanças organizacionais:
- A colaboração entre as áreas – diante da complexidade do negócio multicanais, as áreas das empresas precisam unir as expertises para elaborar a melhor estratégia de negócio, exemplo Marketing, TI e Relacionamento com Cliente.
- Profissionais com competências multidisciplinares – um exemplo disso, é a necessidade de TI entender os mecanismos do marketing digital. Ambos deverão compreender as estruturas psicológicas para implementar os aplicativos e inteligência artificial com eficiência.
Nesse cenário, o contato com vendedores em lojas físicas será cada vez menor, tendo esses profissionais o desafio de se ressignificar como consultores, sanando dúvidas e esclarecendo os benefícios e vantagens do produto, sendo para isso necessário o aprofundamento no conhecimento do público alvo.
Outro movimento são as lojas online terem lojas físicas, com conceito de gerar ao cliente a experiência de verificar fisicamente o produto.
Essa realidade ampliará as possibilidades de negócios. Portanto, as empresas devem cada vez mais estar preparadas para as mudanças que já ocorreram, transformando-as em experiências positivas para os seus clientes.
Conte com a 13 Consulting para ajudar sua empresa na estruturação dos processos Omni channel – Omni consumer – Omni customer.
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